3ds Max-
é um programa de modelagem tridimensional que permite renderização de imagens e animações. Sendo usado em produção de filmes de animação, criação de personagens de jogos em 3D, vinhetas e comerciais para TV, maquetas eletrônicas e na criação de qualquer mundo virtual.
Modelagem
Poly ou Editable Mesh
NURBS
Renderização
O software permite o uso diretamente de plug-ins. Internamente é possível, inclusive, o desenvolvimento de novos plug-ins em um módulo interno, chamado script. É necessário ter um pouco de conhecimento em programação. Quase tudo é feito através dos plug-ins, inclusive os objetos básicos tais como: esfera, um cubo, prismas, etc. Existem diversos usuários e empresas que desenvolvem scripts para tarefas específicas.Os mais ultilizados hoje são plug-ins em que já vêm acoplados, as versões mais recentes do 3ds max. Exemplo, Reactor, Character Studio, Mental Ray e existem também os plug-ins que são instalados para facilitar alguns recursos. Os plugins e scripts têm o recurso de iniciarem de acordo com o programa, cada plug-in é feito para uma determinada versão do programa.
No modulo de animação em 3D, você aprenderá as técnicas principais para desenvolver e o mais importante compreender como tudo ocorre no universo 3D. Neste curso contem as seguintes matérias:
Os arquivos gerados pelo 3ds Max possuem a extensão nativa .MAX. Contudo é extremamente compatível com muitos dos softwares de modelagem tridimensional. Umas das característica mais importantes é a geração de superfícies NURBS. Conseguir intercambiar arquivos com as principais extensões .3DS, .DXF, .DWG, entre outros. O 3ds Max possui alguns modos para modelagem poligonal: Edit Poly, Edit Mesh e Edit Path eNURBS. Na modelagem de alguns objetos se necessário, pode ser usado modifiers(modificadores)dos quais podem provir de plug-ins.
Poly ou Editable Mesh
Este tipo modelagem é feita basicamente de poligonos criados um por vez, por esse motivo também chamada de polygon by polygon.
O modo mais avançado de para substituir os poligonos, ele te dá uma superficie suave no modelo.O NURBS é matematicamente exato para representação de superficies de forma livre usado para formas de carros e casco de navios, pode ser exatamente reproduzido em qualquer tamanho. Com o NURBS você pode modelar objetos com formas suaves facilmente. Mas lembrando que o NURBS não foi bem desenvolvido no 3D Studio Max, e o metodo mais utilizado é modelagem poligonal.
Renderização
A renderização pode ser feita em apenas um fotograma (frame), quando utilizada para fazer uma imagem estática, por exemplo, e em vários fotogramas para se fazer um video. 3ds Max permite a geração de renderizações de alta qualidade, com uma ou mais luzes puntiformes (omnidivergentes) ou de área (nas versões mais recentes), sombras, transparências, transluscência, reflexões, refrações, SSS (Sub-surface scattering ou espalhamento sob-superfície) etc. O programa vem com o Default Scanline Render e o MentalRay, que são renderizadores inclusos, sendo esse último um dos mais completos existentes. Alguns dos principais renderizadores pagos vendidos separadamente são V-Ray, Brazil, Maxwell, etc. Os renderizadores no 3d Studio Max são plug-ins que podem ser anexados ao programa. Com a renderização, é possível criar imagens fotorealísticas, simulando ambientes, cenários internos e extenos. Para rendenizar cenas mais complexas, é necessário que você tenha um computador com processador de velocidade um pouco superior para que o processo não seja muito demorado. Quanto mais detalhes e melhor for a configuração predefinida pelo usuario na cena, mais demorado é o processo de rendenização. Se for uma animação, que possui varios frames, a renderização, feita por fotograma, pode demorar várias horas.
Animação
O 3ds Max é considerado um dos principais softwares proprietários para geração de animação digital tridimensional.Com ele é possível criar personagens animados, vinhetas e chamadas para televisão e muito mais.O 3Ds max tem a opcão chamada de motion capture, que é usada para animar usando uma fonte externa de movimento. O programa também possui ferramentas natas (Dynamics e Havok ou Reactor) e suporte a plug-ins que permitem animações fisicamente realistas simulando gravidade, colisões, explosões, vento, propulsões, forças rotativas etc..
Plug-ins e Scripts
- Digitação;
- Introdução a informática;
- Windows (XP, Vista ou Seven);
- Internet;
- 3Ds Studio Max;
- Criatividade.
A duração total do curso é de aproximadamente 122 horas.